sábado, 15 de outubro de 2011

A MODA EM GOSSIP GIRL

Gossip Girl ou Fashion Girls?


As patricinhas de Manhattan respiram moda a todo o momento, seja na hora de armar alguma coisa contra alguém ou ir a alguma festa. O que importa é estar sempre dentro das últimas tendências e ter estilo, afinal ninguém chega a ser a Rainha do colégio apenas imitando a menina do lado.
Blair, a verdadeira rainha do Upper East Side, se inspira nas grandes divas do cinema dos anos 50 e 60, como Audrey Hepburn, sua (minha e da torcida do Flamengo) musa inspiradora. O figurino da herdeira Waldorf amadureceu junto com a personagem. Se lá na primeira temporada, ela usava tiaras e muita meia-calça, o que dava à sua produção um ar adolescente, agora seu figurino parece mais de mulher. As tiaras ficaram de lado e as referências adultas começaram a aparecer, como rendas, entre outros. Cada vez mais, Blair se transforma em uma mulher de classe, pode até não ser em suas armações, mas é em seu figurino.
Serena, aquela que não deve ser mencionada, pois dá 7 anos de azar àquele que falar seu nome, é a garota descolada e moderninha. Seu figurino é o mais moderno possível, cheio de tendências que mostrem o quão bacana ela é. Voltando para Sex and the City, ela seria a Carrie, não pelo figurino vergonhoso, mas por ser considerada a fashionista da série. Se a partir de seu figurino Blair se constitui como uma mulher de classe, Serena, por outro lado, constitui-se como uma jovem moderna, descolada e cheia de atitude.
Jenny começou como uma cópia pobre de Serena, mas acabou se tornando uma cópia da Blair, e quando viu que nada disso adiantava, ganhou um estilo próprio. Na verdade, o estilo de Taylor Momsen foi adaptado na tela. Bem mais comedido, claro, porque a roqueirinha loira se passa, e muito. Jenny, a partir da terceira temporada, ganhou um estilo rock. Nada demais, só algo ousado, para mostrar a personalidade da personagem, que começou a se libertar de todas as amarras que tinha e viver sem as pressões de antes.
Vanessa só não é mais inútil porque não dá. E acho que a CW tem dinheiro para pagar um bom tratamento para o cabelo da Jessica Szohr, pelo menos uma hidratação. Mas o estilo folk dela tem um quê de cult, é legal, mostra o lado artista dela.  Mas com aquele cabelo, não há quem se concentre no figurino da moça.
Mas não se engane e pense que só de moda feminina vive Gossip Girl, os garotos do Upper East Side também são cheios de estilo e seguem todas as tendências. Chuck é o mais arrojado dos três, não tem medo de arriscar. Seu estilo se tornou um pouco mais sóbrio com o passar das temporadas, mas mesmo assim o herdeiro Bass não deixa para trás um ou outro acessório que faça destacar seu figurino, como suas gravatas ou seus sapatos bem lustrados. Ele esbanja estilo, sabe se destacar, além de ser o lindo Chuck Bass.
Nate é mais discreto, se Chuck ousa, Nate não o faz. Se fòssemos os comparar com as garotas em estilo, Chuck seria a Serena e Nate seria Blair. Mas não é porque não é ousado que é mal vestido, muito pelo contrario. Nathaniel está sempre muito bem arrumado, seguindo uma linha mais esportiva, um sport chic. Nate consegue estar bem em qualquer lugar que vá, isso é o interessante de seu figurino.
Dan pode até ser o garoto do subúrbio, mas sabe muito bem como se vestir. É o mais despojado dos três, de repente pelo fato de que querem aparentar uma pessoa com menos posses, mas mesmo assim seu figurino é impecável. Faz um estilo street chic, que eu adoro. Penn Badgley nem é o tipo de homem que eu acho bonito, mas o estilo de Dan faz com que eu me apaixone por ele constantemente.
Perdoem-me, mas Rufus e Lilly não são protagonistas, não no meu ponto de vista, na verdade, nem a Jenny e a Vanessa, mas sobre elas, eu tinha o que falar. Rufus ainda acha que é um astro do rock e Lilly é uma socialite. Então não tenho muito que falar, não tenho nada o que falar, na verdade.
CRÉDITOS: BOXDESÉRIES